segunda-feira, 6 de julho de 2009

Manifesto a favor da transparência! Por Luciana Matos

Olá meninas!! Recebi esse email da Luciana de Curitiba. E gostaria de repassá-lo à vocês. Gostaria de dar o meu apoio à ela, porque sou do comércio (não do scrap, é claro) e porque faço scrap. Enfim acho que esse texto escrito por ela dispensa meus comentários: Oi, Pra quem não me conhece eu me chamo Luciana Matos, tenho 33 anos, sou advogada e dona da SCRAPeria, loja de produtos de scrapbooking em Curitiba (www.scraperia.com.br e http://scraperiaaloja.blogspot.com). Há 4 anos larguei o Rio de Janeiro por causa da violência urbana e o Direito porque estava exausta de ver alguns descasos na justiça brasileira e, infelizmente percebi que a falta de ética alcançou níveis sociais muito mais profundos. Trabalho árdua e diariamente para trazer novidades para as minhas clientes e, há 3 anos, luto em silêncio contra impostos altos e sobretudo contra a falta de profissionalismo que jamais vi no Direito. As minhas concorrentes, além de frenquentarem e enviarem "espiões" à minha loja (como se a prática fosse a coisa mais normal do mundo), copiam o trabalho da minha equipe jogando no lixo meses de planejamento, além é claro rios de dinheiro. Quase toda a minha equipe foi cortejada pela concorrência e, o mais engraçado (ou desgraçado), é que quase toda ela já foi trabalhar para as demais loja como se isso a coisa mais normal do mundo. Ética... Bem o que é ser ético?????? Além dos meus 17 anos de Direito e dentro deles alguns de mestrado em Direito Tributário pude estudar nas minhas inúmeras aulas de Filosofia o comportamento humano. Mas não foi nos livros que descobri como conduzir a minha vida. Foi no berço. Quem me conhece já meu ouviu falando inúmeras vezes que eu só sei pautar a minha vida por um único tipo de ética. AFINAL, PARA MIM NÃO EXISTEM DUAS ÉTICAS. Só tratamos as coisas da mesma forma sempre. A ética, o caráter, a forma de conduzir as coisas devem sempre ser a mesma. Se estamos errados assumidos o erro e assumimos as consequências. Ponto final. Isso é ser humano. Pelo menos menos foi assim que eu aprendi. Mas também não fico por aí dando lição de moral em ninguém, nem impondo a minha razão (até porque na maioria das vezes eu não a tenho). Costumo falar que mais cedo ou mais tarde a verdade prevalece, e disso eu tenho certeza mesmo. Tenho a nítida sensação que sou cercada por pessoas tentando tirar vantagens dos outros. Por isso a partir de hoje cansei. CANSEI MESMO. Passei a semana enclausurada chorando e sofrendo. Mas cansei de acreditar nessa sociedade doentia onde as pessoas só pensam em si e tiram vantagem dos outros. Tenho outros negócios além da SCRAPeria que também sofrem com a falta de ética, que não é o caso desse email. E vejo tudo ao meu redor ruindo pela falta de ética. O que que as minhas concorrentes vão agregar às suas clientes vendendo em suas lojas aulas copiadas da minha loja? Detalhe... Aulas inclusive dadas pelas mesmas professoras, como se a minha loja não tivesse um mega prejuízo em enviar email, divulgar, trabalhar, fazer folheto, enfim... mil gastos que só um um lojista sabe e que as próprias concorrentes deveriam saber... Cadê a criatividade? Será que ninguém percebeu que se existe um segredo no comércio ele é exatamente planejar, trazer o novo para o cliente e buscar o diferente????? Porque até no Direito eu era obrigada a criar novas teses para serem aprovadas pelos tribunais... Cansei de aceitar calada todas as pessoas que chegam a loja se dizendo profissionais e finjindo-se pessoas que não são. Cansei!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse é um apelo pela transparência e ética em todas as relações humanas. Detalhe. Esse é o primeiro de muitos... Porque eu CANSEI!!!!! Luciana Matos Também escrevi o meu desafo para Luciana, a minha tristeza que por muitas vezes me fez deixar o scrap de lado. Por que não nos unimos??? Por que há tanta competição??? Se há lugar para muitos, afinal criar não é tão difícil assim, não é mesmo??? E se não conseguiu criar, qual é a dificuldade que há em ser HUMILDE! Um grande beijo Luciana e parabéns pela iniciativa!

Um comentário:

dani sader disse...

nossa paula! acebei de ler e fiquei chocada. realmente é um horror!
não conheço a loja pq sou do interior mas sempre penso: qdo for a curitiba vou dar uma passadinha, além disso esse ano pensei em economizar p/ poder ir naquele super evento que eles promovem.
então fica aqui o meu apoio!!!

bjkas